Importância da Manutenção Predial

Importância da Manutenção Predial

Prevenir e amenizar situações de crise nas instalações fazem parte da agenda de planejamento. Até porque, a estrutura depende diretamente de todos os componentes funcionarem perfeitamente. Ainda mais, em prédios comerciais e residenciais por haver uma grande circulação de pessoas.

Mesmo com tamanha importância, ela nem sempre é levada em consideração. Os resultados podem ser catastróficos, mas tudo pode ser evitado com uma estratégia bem planejada.

Veja a seguir porque ela deve ser levada a sério e como pode ser utilizada sem aumentar os custos.

O que é manutenção predial?

A manutenção predial inclui todas as partes de uma edificação, incluindo alvenaria, fechaduras, telhado, portas, instalações elétricas, de gás, hidráulicas, entre outras. Esses componentes têm um nível determinado de durabilidade.

As novas construções geralmente vêm com um período de garantia, mas isso só é válido se a manutenção preventiva for realizada.

Leia também: Instalações elétricas podem causar incêndios

Ação corretiva

A execução da manutenção preventiva planejada não pode ser confundida com consertos emergenciais que, além de onerosos, aceleram a degradação da edificação e seus componentes e comprometem a disponibilidade e funcionalidade.

Enquanto a manutenção preventiva deve ser vista como a estratégia mais econômica que visa garantir maior durabilidade, disponibilidade e segurança.

A aplicação da manutenção preventiva tem sido cada vez mais usada, e a demanda por esse tipo de serviço deve continuar aumentando à medida que surgem mais empresas e profissionais com experiência na área.

Se a sua empresa, entre outras coisas, presta serviços de modernização de elevadores, considere utilizar uma metodologia para lidar com incertezas, como o diagrama de causa e efeito. Este tipo de estratégia permite a categorização de incidentes em várias categorias. O objetivo é compilar informações sobre atrasos em um único documento que possa ser usado para analisar erros e tomar providências para evitar que ocorram novamente.

Benefícios da manutenção predial

Conforto, segurança e higiene podem ser seriamente comprometidos, além da preservação do edifício e de seus componentes individuais. Por exemplo, uma infiltração não leva apenas a problemas estruturais ou visuais. Ela também tem o potencial de atuar como um ponto de acúmulo de mofo, levando a uma variedade de complicações de saúde.

Tudo isso é verdade sem contar a impressão prejudicial que um cenário de abandono causa aos moradores, usuários e visitantes.

Com os consumidores cada vez mais exigentes e as informações chegando rapidamente por meio de mídias como televisão, rádio, jornais, blogs, mídias sociais e mensagens de texto, qualquer coisa que não agrade a uma pessoa pode ser ofensiva para muitas.

Como devo investir na manutenção predial?

Você tem noção do valor da manutenção preventiva e quer fazer esse investimento? É importante ressaltar que esse serviço deve ser prestado por profissionais qualificados e com conhecimento sobre os procedimentos de contratação e manutenção da infraestrutura predial.

A questão é que nem sempre é fácil localizar esses profissionais. No entanto, existe uma maneira de resolver esse problema de maneira eficaz, que é simplesmente investir na terceirização desse serviço, contratando uma empresa especializada para fazer a manutenção predial.

Com isso, será possível garantir a disponibilidade de profissionais qualificados para realizar a manutenção predial, bem como garantir praticidade no processo de contratação, redução de custos operacionais e manutenção adequada do imóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *