Dentro de uma parede, fios desemcapados ou emaranhados. Vários aparelhos elétricos ligados na mesma tomada. Isso é seguro? As estatísticas demostram que não. Essa situação representa um sério risco dentro de casa ou empresas e tem o potencial de causar incêndios, choques e fatalidades. Todas as semanas, ocorrem incidentes com vítimas fatais e feridos provocados por instalações inadequadas.
A eletricidade é uma coisa séria e perigosa. Situações simples como, uma secadora em cima de uma pia molhada pode causar um choque elétrico fatal e causar, inclusive, mortes. Mais de dez brasileiros morrem todos os anos vítimas da eletricidade. Variados ambientes em casas e escritórios podem conter a ameaça.
Ferro de passar sobre a pia. Uma pilha de papel e sacolas plásticas próximas a tomadas. “Benjamins”, com inúmeros eletrônicos conectados. Fios e extensões por todos os lados.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, instalações elétricas mal feitas e sem manutenção são a segunda causa de incêndios no Brasil.
Fique atento aos seguintes sinais para determinar se sua casa ou empresa precisa de reparos elétricos: interruptores e tomadas que esquentam; frequentes quedas no disjuntor; equipamento que às vezes para de funcionar; fios e cabos derretidos; fumaça e mal cheiro.
Cuidados com instalações elétricas predial
Uma pequena parcela do custo total de um projeto deve ser investida na rede elétrica. Mas, ocasionalmente, a instalação elétrica é colocada em risco na tentativa de economizar dinheiro. Evite esse problema e econ0omize em outras coisas. Quando se trata de energia elétrica, é preciso comprar produtos que proporcionem melhor desempenho, maior vida útil e também mais segurança.
Antes de fazer qualquer outra coisa, para garantir a eficiência e a segurança da instalação elétrica predial é fundamental ter:
Profissionais qualificados
A rede elétrica é um problema sério que vai além de ações básicas como acender uma luz ou conectar um eletrodoméstico. Por isso, é fundamental trabalhar com profissionais qualificados. Eles precisam estar em dia com as normas de segurança que uma instalação elétrica exige e possuir conhecimentos técnicos.
É fundamental a contratação de profissionais qualificados e experientes para que o projeto corra bem.
Materiais de alta qualidade
Os materiais utilizados em uma instalação elétrica predial devem atender a todos os requisitos e especificações técnicas. Para garantir o sucesso do projeto, esses materiais devem ser de alta qualidade e ter boa durabilidade. Uma rede elétrica mal projetada ou com materiais de baixa qualidade, pode levar a vários problemas, custando dinheiro extra, exigindo mais trabalho e apresentando riscos à segurança de todos.
Cada projeto de instalação elétrica necessita de determinados materaiis. No entanto, alguns deles são essenciais:
- Iluminação e lâmpadas;
- Interruptores;
- Tomadas;
- Caixas e quadros;
- Tubos e conexões;
- Cabos e fios;
- Prensa-cabos metálicos
Riscos possíveis de uma instalação elétrica predial
Toda instalação elétrica é suscetível a falhas. No entanto, acidentes em uma instalação podem e precisam ser evitados.
Uma instalação elétrica mais antiga que não foi bem pensada ou que não recebe manutenção regular corre o risco iminente de entrar em curto, explodir ou até pegar fogo. Além desses problemas mais graves, há também a chance de apagões, que prejudicam condôminos e o funcionamento da empresa.