Fortes chuvas e tempestades causam danos e perda de vidas. Mas isso pode ser evitado. Saiba o que é SPDA e proteja sua empresa de descargas elétricas!
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INPE), o território brasileiro é afetado por cerca de 50 milhões de raios anualmente, que atingem, em média, 500 pessoas e um número significativo de edifícios.
Com isso, 1 morte causada por um raio ocorre no Brasil para cada 50 no mundo. Sem contabilizar as perdas financeiras, são 130 mortes e mais de 200 feridos por ano.
Tal como acontece com os edifícios residenciais, as indústrias podem sofrer danos se forem atingidas por uma descarga atmosférica. E as consequências podem ser ainda mais graves. Afinal, o maquinário paralisado afeta a produtividade de uma organização e, como resultado, sua capacidade de gerar receita.
A melhor opção é, portanto, prevenir. Nada é melhor para isso do que instalar um SPDA no prédio.
Mas, você sabe o que é um SPDA?
Não? Continue lendo este artigo para obter o conhecimento necessário para manter a segurança do seu negócio.
Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante enfatizar descargas elétricas são fenômenos naturais imprevisíveis devido às suas características de intensidade ou duração.
Por isso, não há proteção 100% segura. O SPDA não garante a proteção integral do edifício. No entanto, sua instalação estabelece uma redução considerável na probabilidade de danos.
O que é SPDA?
O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), também conhecido como para-raios, é uma exigência do Corpo de Bombeiros que é regido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A resolução NBR 5419 é responsável pela proteção das estruturas, enquanto a resolução NBR 5410 rege a instalação de baixa tensão, que também é realizada de acordo com as normas da NR 10.
O objetivo deste regulamento é prevenir e atenuar os efeitos das descargas elétricas nos imóveis, que podem resultar em incêndios, explosões, danos materiais e até mortes humanas.
Em particular, o principal objetivo do SPDA é direcionar e dissipar as descargas elétricas para evitar os danos já mencionados.
Como funciona o SPDA?
Em essência, um para-raio envia uma corrente de uma descarga elétrica para o solo; quanto maior for esse índice, melhor o sistema SPDA. Embora nenhuma instalação possa garantir 100% de segurança, várias soluções estão bastante próximas desse nível.
Principais modelos de SPDA
-
Sistemas Franklin
Este sistema implica a instalação de um ou mais mastros com topos afunilados. Dessa forma, o edifício com este sistema é protegido em um ângulo de 45 graus;
-
Gaiola de Faraday
Este método envolve a instalação de fios e hastes na cobertura do edifício. Quando combinado com o sistema Franklin, por exemplo, a eficiência pode ser melhorada. Como tal, há proteção das laterais e do topo.
-
Esfera rolante
Essa metodologia é mais um procedimento de cálculo do que físico como o de Franklin ou Faraday. Basicamente, consiste em um cálculo que simula um raio através da movimentação de esfera fictícia.
Por que devo investir em um sistema de SPDA?
As descargas elétricas correm o risco de causar sérios danos a residências, empresas e até mesmo à saúde das pessoas. Elas também aumentam a probabilidade de acidentes como incêndios ou explosões. Uma maneira de se proteger desses contratempos é usar um para-raio.
Além disso, ter um para-raio instalado é obrigatório em muitos estados brasileiros. Consulte a lei para determinar se existe tal necessidade e, em caso afirmativo, contate uma empresa especializada o mais rápido possível.
Se este requisito se aplica a você, você deve ter uma empresa especializada e um projeto criado por um engenheiro eletricista com certificação ART.
Principal objetivo do SPDA
- Prevenir
Nesta etapa, as falhas estruturais do sistema podem ser localizadas para evitar sérias consequências das descargas elétricas.
É uma chance de resolver o problema antes que ele se transforme em uma ameaça contínua.
Pronto para instalar seu SPDA?
Agora que você já sabe o que é o SPDA e aprendeu um pouco mais sobre seu funcionamento, confira as instalações do seu prédio. Afinal, a prevenção é uma excelente opção!