Se você pensa em construção, uma das primeiras coisas que pode vir à sua mente é a instalação elétrica, por ser uma das partes mais importantes no funcionamento de um projeto elétrico.
As instalações elétricas podem ser residenciais/prediais, comerciais e industriais. Cada uma possui suas especificações e tipo de voltagem. Descubra tudo sobre as instalações elétricas a seguir.
O que é uma instalação elétrica?
Pode-se dizer que a instalação elétrica é o conjunto de componentes que leva a corrente elétrica até os mais diversos pontos dentro de um ambiente, entre tomadas e lâmpadas.
Ela é composta de cabos, fios e acessórios que fazem a ponte entre a fonte geradora de energia e o ponto em que a carga elétrica é executada.
Quais são os tipos de instalação elétrica?
As instalações elétricas são pensadas a partir do tipo de consumo e demanda de cada construção.
Residencial/predial
São as instalações mais básicas, alimentando tomadas e interruptores.
O transformador leva tensões de 110v ou 220v, conforme a necessidade da habitação. O consumo é calculado por kWh consumido.
Comercial
É um tipo de instalação muito semelhante à residencial, com um número maior de componentes e uma abrangência um pouco maior, para aguentar a demanda de corrente de expositores, máquinas leves, geradores em caso de falta e outros.
O consumo também é semelhante ao residencial, dependendo do tamanho e maquinário utilizados, podendo necessitar outras demandas potenciais e um cálculo mais complexo.
Industrial
São instalações complexas, que possuem outros tipos de sistema de medição, e que precisam ser muito bem projetadas por técnicos e engenheiros para garantir o abastecimento adequado, sem perda de voltagem e desperdício de energia.
Qualquer desajuste em instalações industriais pode colocar muitas vidas em risco e causar estragos enormes, por se tratar de uma demanda de altas tensões. As medidas de segurança devem ser extremas e contar com cálculos e profunda análise de riscos.
Classificação das instalações elétricas
Existem três formas de classificar as instalações elétricas:
Tensão reduzida ou extra baixa
A instalação elétrica de tensão reduzida opera com corrente elétrica contínua até 75V. Em alguns casos, funciona em corrente alternada menor ou igual a 50V.
Baixa tensão
A instalação elétrica de baixa tensão opera com corrente elétrica contínua entre 75V e 1500V. Em corrente alternada, opera de 50V a 1000V.
Alta tensão
Instalações de alta tensão excedem os valores determinados pela baixa tensão e podem atingir centenas de kV, conforme a demanda necessária.
Como definir a melhor instalação elétrica
O tipo de estabelecimento ajuda a definir o tipo de instalação e a classificação necessária para o com funcionamento.
É de suma importância contar com profissionais da área, com empresas especializadas para garantir segurança e economia na hora de construir ou reformar uma residência, de adquirir um estabelecimento comercial ou entrar para o ramo industrial.
A instalação elétrica feita corretamente e com responsabilidade, garante um baixo risco de acidentes com choques, sobrecargas e ainda evita desperdício de energia, gerando economia na conta e um melhor aproveitamento do recurso elétrico.