Você sabe o que é uma análise de energia? Entenda mais e saiba porque a sua empresa precisa dela.
A análise de energia costuma ser uma das preocupações de maior importância em grandes empresas e indústrias. Mais da metade das empresas no Brasil que utilizam a energia elétrica como fonte principal de funcionamento são prejudicadas significativamente com interrupções no serviço de eletricidade.
Uma das formas mais eficazes de evitar essas interrupções e consequentemente os danos que elas causam é adotar medidas de eficiência energética, como análise de energia. Isso vai ajudar a não apenas administrar, mas também reduzir os custos que vem com o aumento de tarifas elétricas.
Mas o que é análise de energia?
A análise de energia mede a qualidade dessa energia elétrica, garantindo assim a segurança e a eficiência do fornecimento elétrico da sua empresa ou indústria, qualquer que seja o ramo ou porte.
A análise de energia também é útil para o parâmetro elétrico, possibilitando assim que seja mais fácil identificar problemas e anomalias que possam interferir no bom funcionamento da rede elétrica.
Qual é a importância da análise de energia para a sua empresa?
Se um gestor ou administrador não dá a importância necessária para a energia elétrica da sua empresa, as consequências e os prejuízos podem ser grandes. A análise de energia deveria ser vista como um dos pontos principais de produtividade e funcionamento de uma empresa.
Além de precaver problemas causados por quedas no sistema elétrico e os prejuízos no bolso, a análise de energia ajuda o responsável por uma empresa a tomar decisões sobre questões pontuais que podem maximizar o aproveitamento da energia elétrica.
Como os dados pertinentes e demais apontamentos são coletados, a qualidade do sistema elétrico aumenta, já que quaisquer problemas são diagnosticados e resolvidos para a melhora da eficiência energética.
1) Falha de energia
Ocorre quando existe perda total ou parada dos sistemas de fornecimento de energia elétrica.
Pode ser causada devido condições meteorológicas como raios e relâmpagos que atinjam a rede, super-demanda ou por queda no sistemas de linhas elétricas etc.
2) Picos de tensão
Nomeados como surtos de energia, ocorrem quando a alta tensão a curto prazo, atinge 110%.
Isso pode acontecer devido a interferências elétricas, como curtos circuitos, e envia tensões de linhas para níveis maiores que 6.000 volts.
3. Subtensão e sobretensão
No caso da sub tensão, a tensão de linha é reduzida por períodos prolongados, de poucos minutos a dias.
Neste caso, acontece frequentemente durante o verão, quando o uso de ar condicionado favorece a existência de picos no consumo de energia.
Os principais problemas de energia em uma empresa podem ser evitados se a análise de energia estiver em dia.
É isso que irá indicar quais equipamentos devem ser utilizados para a elevação da eficácia energética, como manutenções necessárias para melhor funcionamento de equipamentos e mais.
Por que contratar um serviço profissional de análise de energia para a minha empresa?
Agora que você já sabe que a análise da qualidade de energia é de extrema importância e interesse de empresas e indústrias, precisa também saber que essa prestação de serviço deve ser feita por uma empresa profissional, de forma padronizada e especializada.
É muito importante contratar profissionais de uma empresa consolidada, com uma boa equipe de profissionais treinados e qualificados, com experiência em equipamentos relacionados à energia elétrica.
Além de fazer a análise de energia, uma empresa devidamente especializada irá identificar problemas e identificar prejuízos futuros que possam ocorrer, ajudando na prevenção.
Invista de forma sábia, para que a análise de energia esteja sempre em dia na sua empresa, evitando assim futuras dores de cabeça.