Para que serve a termografia elétrica?

Para que serve a termografia elétrica

Na hora da manutenção de equipamentos que fazem parte do circuito elétrico, como painéis de controle, quadros de energia e muitos outros, existem técnicas de testes não destrutivos e que não exigem a parada de maquinários nem interrupção de fornecimento de corrente elétrica.

Uma das mais conhecidas e confiáveis é a termografia elétrica, que mede a calorimetria em acúmulo em sistemas elétricos, evitando assim acidentes como curto-circuitos e sobrecargas.

O que é termografia elétrica?

Pode-se dizer que a termografia elétrica em instalações é um procedimento que capta os índices de calor no sistema por sistema infravermelho, medindo a emissão de calor dos elementos e traduzindo essa informação em imagem gráfica.

Tanto em residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias, podem ocorrer acúmulos de energia ou perda, causando gastos excessivos na conta de luz.

Má conexão, uso incorreto de aparelhos e o famoso ‘efeito joule’ são só alguns dos riscos, caso o sistema não seja periodicamente analisado.No

Esses processos podem causar paradas no sistema, mas também curto-circuitos, incêndios e oferece riscos para a saúde humana.

Assim, a manutenção preventiva se faz item necessário e a termografia elétrica é um dos recursos mais eficientes para detectar qualquer anomalia do sistema elétrico.

Como funciona a termografia elétrica?

Sabe-se que todos os materiais emitem energia em forma de calor na zona de radiação infravermelha do espectro eletromagnético, e a termografia elétrica usa dessa premissa para captar a radiação e fazer a leitura dos dados de temperatura do elemento.

Convertendo a radiação em luz visível, é possível analisar o calor sendo gerado pelos equipamentos e definir se seu funcionamento está ou não dentro dos índices considerados normais, sem acúmulo ou perda de energia.

Para que serve a termografia elétrica?

Sendo parte integrante e deveras importante da manutenção preventiva, a principal função da termografia elétrica em sistemas elétricos é medir os níveis de calor para detectar possíveis riscos à saúde do sistema antes mesmo que eles possam ocorrer.

Sem necessidade de parar maquinário e interromper produção ou distribuição de corrente elétrica, é uma prática segura, responsável e, se efetuada com responsabilidade e periodicamente, que assegura o bom funcionamento dos equipamentos, bem como gastos não excessivos e evita também desperdício de energia.

Benefícios da termografia elétrica

A manutenção preventiva é prática fundamental para evitar acidentes e mau funcionamento de máquinas e equipamentos.

Podemos destacar, dentre todos os benefícios que a termografia elétrica oferece, as seguintes vantagens:

  • Antecipação de danos, permitindo correção antes de acidentes;
  • Operação facilitada, visto que não há necessidade de parar o funcionamento de equipamentos para análise;
  • Garante maior segurança ao operador e
  • Antecipa perdas, dando um panorama geral do funcionamento do sistema.

A termografia elétrica é reconhecida hoje como uma das técnicas mais seguras, responsáveis e confiáveis na hora da manutenção de equipamentos que contem com sistema elétrico.

É uma ferramenta acessível, com altíssima eficiência e que gera economia, segurança e eficácia para as instalações elétricas, além de proteger a integridade física de operadores e funcionários e também evitar acidentes de todos os tipos.

Leia também: Qual a importância da termografia elétrica?

Onde é usada a termografia elétrica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *