Instalações elétricas são um assunto sério e que devem ser tratadas como tal.
Uma instalação de qualidade, que prime pela segurança e proteção dos usuários, seja em ambiente comercial ou residencial, é de fundamental importância para um funcionamento com nível mínimo de risco para habitantes, funcionários e estruturas.
Alguns aspectos são essenciais na hora de contratar serviços elétricos e aqui você encontra dicas de como assegurar a melhor experiência para sua família ou empresa.
Projeto consistente
Na hora de estabelecer o que necessita ser instalado ou substituído, é necessária uma análise prévia da quantidade de moradores ou ocupantes e diversos outros aspectos antes de decidir o que deve ser feito.
A elaboração do projeto deve ser feita por pessoas capacitadas para tal, como engenheiros e arquitetos, com todos os detalhes que minimizem completamente os riscos, considerando a quantidade de corrente necessária em cada espaço.
Materiais de qualidade
Casas e estabelecimentos mais antigos possuem componentes datados de muitos anos atrás, o que pode significar alto desgaste ou que sejam ultrapassados, talvez nem mais praticados hoje em dia.
Ao projetar modificações na rede elétrica, tenha em mente que muitos desses componentes podem não suportar cargas elétricas de demanda, ou seja, o ideal é haver uma troca por completo para que não haja riscos.
Assim, na hora de substituir interruptores, disjuntores, fios, tomadas e outros componentes, opte por materiais novos, de qualidade, e não recicle aquilo que pode causar dor de cabeça mais cedo ou mais tarde.
Sempre se certifique que os itens usados na composição da sua rede elétrica são certificados e aprovados pelo INMETRO – isso garante qualidade, segurança e proteção a longo prazo.
Mão de obra qualificada
De nada adianta contar com materiais qualificados se não houver mão de obra especializada na hora de instalá-los.
Tão importante quanto a qualidade dos componentes é a qualidade do serviço oferecido, executado por profissionais capacitados e que não usarão de improvisos ou jeitinhos – as famosas “gambiarras” – na sua instalação elétrica.
Optando por mão de obra qualificada, o risco de sobrecargas ou erros que possam causar acidentes diminui vertiginosamente.
Manutenção
Em ambos ambientes, tanto residencial quanto empresarial, manter a manutenção em dia é cuidar da estrutura do ambiente e diminuir riscos não visíveis.
Ela mantém o estado conservado e assegura bom funcionamento das correntes elétricas, sem desperdício e sem sobrecarga de energia.
Com a manutenção em dia, principalmente em ambientes corporativos, onde há maior contingente de aparelhos ligados ao mesmo tempo, os riscos de anomalias que possam causar incêndios são bastante minimizados.
Normas Reguladoras
Principalmente em ambientes comerciais e prédios residenciais, as Normas Reguladoras – conjunto de leis estabelecidas para garantir segurança a usuários de espaços comerciais e residenciais – devem ser seguidas, desde aquelas que estabelecem como as instalações devem ser feitas até os protocolos de segurança.
Sinalizações, equipamentos como hidrantes e extintores, saídas de emergência e outras condições estabelecidas devem se enquadrar nas estipulações a fim de garantir segurança e proteção em caso de emergência.