Você já deve ter parado para pensar na importância que as instalações elétricas têm para o funcionamento eficiente de uma fábrica. Imagine uma indústria parando de funcionar por falta de energia! Qual seria o prejuízo? E se considerarmos que um incêndio causado por tal pane pode colocar vidas em perigo? Neste caso, um dano devastador.
É crucial manter a manutenção de rotina do sistema elétrico usando medições regulatórias. Um programa de monitoramento e medição pode ser capaz de prevenir a ocorrência de desastres. Os controles variáveis elétricos são cruciais para prevenir acidentes e diagnosticar erros, mas também podem ser usados para classificar o nível de operação de uma organização.
Depois de ler o princípio deste texto, você ficou preocupado? Você está se perguntando se pode realmente confiar no sistema elétrico de sua empresa? Calma! A seguir, discutiremos os seis principais problemas de instalação elétrica que sua empresa precisa evitar. Confira!
Leia também: O que se atentar para ter uma boa instalação elétrica?
-
Fuga de corrente
A corrente elétrica acaba se movendo na direção oposta de onde deveria devido a um mau isolamento nos condutores. Ela tem 2 caminhos possíveis: ir para a terra através do fio terra ou parar na estrutura de seu equipamento.
Quem vai pagar por essa energia desperdiçada? Sua empresa. Se sua conta de luz está mais alta que o normal, é possível que seu sistema elétrico esteja com defeito. Além disso, pode ser bastante perigoso, pois se a energia se acumula nas superfícies das máquinas, pode causar choques nos usuários.
-
Sobrecarga elétrica
Esse problema normalmente é provocado por erros cometidos durante o desenvolvimento do projeto elétrico. A chamada sobrecarga ocorre quando um determinado circuito recebe mais carga do que deveria, ou seja, os cavos e fios não suportam a corrente elétrica.
O principal indicador de uma sobrecarga é o desligamento contínuo do disjuntor relacionado ao sistema. Na verdade, a função deste componente é evitar que uma sobrecarga excessiva cause um bloqueiol. Portanto, não substitua um disjuntor que esteja desarmando por outro que suporte uma carga mais pesada. Isso não é adequado.
Esse é um problema que precisa de atenção redobrada, pois, além de prejudicar as máquinas, uma sobrecarga pode provocar incêndios.
-
Curto-Circuito
Acontece quando duas ou mais potências se combinam para criar um caminho direto sem resistência. Com isso, o fluxo elétrico aumenta, causando um superaquecimento que prejudica a isolação de cabos e fios.
Os disjuntores são úteis nessa situação, protegendo o sistema elétrico de cargas de alta tensão, assim como os fusíveis. Como os efeitos de um curto-circuito são os mesmos de uma sobrecarga, é necessário mais cuidado.
-
Sobretensão
Você já perdeu um eletrodoméstico devido a repetidos picos de luz que ocorreram durante uma tempestade? Isso provavelmente ocorreu devido uma sobretensão causada por uma descarga de raios em seu dispositivo.
A sobretensão é uma corrente elevada, mesmo curta e que pode queimar equipamentos ou sistemas elétricos.
-
Caixa de passagem aberta
A função de uma caixa de passagem é realizar a ligação elétrica de fios e tomadas ou a ligação de tomadas e interruptores aos condutores apropriados.
Ela também tem o objetivo de organizar a direção e os caminhos que os cabos e fios percorrem, o que facilita uma possível mudança de direção.
Sempre mantenha esses recipientes organizados e fechados. Uma falha em um desses cabos pode causar curtos-circuitos, sobrecargas elétricas ou fuga de corrente, o que pode comprometer sua rede.
-
Falta de manutenção
É crucial realizar inspeções de rotina de instalações elétricas ou se o uso de energia aumentar. Quando falamos de vidas, não existe valor ou taxa de investimento.
O segredo é realizar avaliações periódicas e criteriosas dentro da sua rede para resolver essas falhas. Gaste um pouco mais contratando um profissional qualificado que se baseie nos melhores padrões de qualidade e desempenho para operação de instalação elétrica segura e eficaz (NBR5410).