Você já ouviu falar em Termografia Elétrica ou para quê ela serve, exatamente? Essa técnica moderna pode ser muito útil para o segmento industrial.
Explicando a grosso modo, a termografia elétrica utiliza câmeras e sensores infravermelhos com o objetivo de fazer a medição da temperatura e distribuição do calor nos componentes elétricos e energizados. É uma técnica sensorial remota que inspeciona de forma não invasiva.
Saiba no artigo a seguir como funciona a termografia elétrica e tire as suas dúvidas a respeito.
Como funciona a termografia elétrica, afinal?
Existem diversos procedimentos realizados a fim de realizar a manutenção preditiva nas indústrias. Isso é conveniente para a prevenção de possíveis falhas, e para o prolongamento da eficiência operacional dos sistemas.
A termografia elétrica é mais um dos procedimentos adotados para essa finalidade.
Trata-se de uma técnica não invasiva e não destrutiva de sensoriamento remoto, e proporciona uma medição de temperatura, além da geração de imagens térmicas de um equipamento ou processo. Tudo isso acontece devido à radiação infravermelha.
Para que serve a termografia elétrica?
O fornecimento de dados através do processo de termografia elétrica é o suficiente para que haja uma análise confiável de inclinações, sendo esse procedimento satisfatório para o alcance de resultados exatos sem que seja necessário interromper um ciclo de produção de diferentes equipamentos ou sistemas.
Tendo se tornado um dos processos de manutenção preditiva em diversos segmentos industriais, a termografia elétrica traz uma visualização fácil e serviço ágil, tornando possível a inspeção de uma grande quantidade de equipamentos em prazos bastante curtos, o que gera praticidade.
Através da função da termografia elétrica se torna possível detectar ainda em estágio inicial uma possível falha que esteja sendo gerada por anomalia térmica em alguma peça, antes que o equipamento venha a falhar, ocasionando uma interrupção no seu funcionamento e nos processos.
Em sistemas elétricos, a termografia elétrica funciona para a identificação de problemas ocasionados por alguma deficiência de contato em correntes. Já na área eletroeletrônica, seu uso é feito para análise de circuitos de forma geral, linhas de alta tensão, quadros de energia, instalações elétricas e etc.
Os diagnósticos que podem ser feitos através da termografia elétrica, são:
- Possível desgaste de peças
- Mau contato em fiações
- Oxidação de componente, ocasionando perda na capacidade de transmissão
- Sobrecarga de circuitos
Seja no setor industrial ou em qualquer empresa, a melhor forma de lidar com os problemas é preveni-los.
Essa prevenção também poupa futuros aborrecimentos e prejuízos.
Se quiser saber mais sobre como funciona a termografia elétrica, acesse o nosso site e conheça a nossa empresa, que trabalha em alto padrão com uma equipe qualificada com o objetivo de levar soluções aos seus clientes.
Leia também: Qual a importância da termografia elétrica?