Sabemos o quanto a energia elétrica é importante para residências e empresas principalmente, não é mesmo? Não tem como uma empresa se manter sem energia elétrica ou geradores por muito tempo. A energia está muito presente em nosso dia a dia e é realmente primordial para o desenvolvimento e crescimento das empresas de variados segmentos.
Mas você sabe como essa energia chega até sua casa ou empresa? Por isso, hoje em nosso BLOG falaremos sobreas as subestações.
O que é uma subestação?
Muito importante na distribuição de energia, as subestações funcionam visando que a distribuição seja em níveis adequados para sua utilização em residências e empresas.
Ao falarmos em subestações, nos referimos a uma instalação onde se encontram equipamentos, condutores e aparelhos com capacidade de mudar a característica da energia destinada para consumo da população. Sua instalação pode ser abrigada, externa ou blindada. Todos os tipos possuem características próprias e são recomendadas para determinada situação.
Tipos de subestações
Uma subestação pode ser externa, blindada ou abrigada. Cada tipo possui suas características e será recomendado para cada situação.
- Subestação externa – instalação ao ar livre, e em contato com vento, calor, poluição e chuva. Devido essas intempéries, seus materiais tendem a ter um desgaste com o tempo e necessitam de manutenção constante.
- Subestação blindada – é a subestação mais protegida devido seus equipamentos estarem presentes na região de alta tensão. Seu isolamento é realizado com gás hexafluoreto de enxofre.
- Subestação abrigada – instalada dentro de uma estrutura de proteção, câmera subterrânea ou edificação. Normalmente ficam localizadas bem perto dos centros de carga.
Funções das subestações
De forma mais simples, a subestação é uma instalação elétrica complexa de alta potência, com equipamentos responsáveis pela transmissão e distribuição da energia, além de também proteger e controlar.
Funções:
- Busca adequar os níveis de tensão quanto a distribuição, transmissão e consumo;
- Busca manter os níveis de tensão em limites admissíveis e aceitáveis;
- Visa orientar o fluxo de energia e também isolar as partes defeituosas, com uma função controladora conectando e desconectando componentes do sistema.
Na AMPHER oferecemos todo o processo, desde a avaliação, cronograma, execução dos serviços, laudo conformidade e manutenção. Aqui na AMPHER você encontra a melhor estrutura e os melhores profissionais do mercado. Com sede no Rio de Janeiro, temos a solução certa em engenharia elétrica para diminuir seus custos, aumentar sua produtividade e manter seus equipamentos em segurança e em pleno funcionamento.
Quer saber mais informações sobre o projeto de subestações? Entre em contato agora pelo link https://ampher.com.br/ ou pelos telefones (21) 3867-2818 l (21) 96927-0162.