O uso do ar climatizado é muito utilizado no ambiente empresarial, principalmente vindo através de dutos de ar. O seu uso traz condições específicas de conforto aos colaboradores, mas a falta de limpeza pode comprometer a saúde dos ocupantes.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2016 as doenças respiratórias estavam entre as 10 principais causas de morte global. Este tipo de doença está ligado diretamente com a má qualidade do ar.
Assim como todos os outros sistemas de climatização, os dutos de ar devem estar em condições adequadas de limpeza, manutenção, operação e controle de acordo com a legislação.
A NBR 14679 e 15848 da ABNT são as normas que estabelecem as diretrizes para a execução de serviços de higienização e avaliação da limpeza.
Segundo a NBR 15848, a necessidade de limpeza deve ocorrer sempre que for encontrado um ou mais casos citados abaixo:
Havendo a necessidade de limpeza dos dutos de ar, esta deve ser executada de acordo com a ABNT NBR 14679.
*Este canal é exclusivo para empresas. Para setor de compras e envio de currículos, utilize a aba “contato” do menu.
Projetos de climatização com fornecimento, instalação e montagem de equipamentos
Geralmente, é necessário ter uma fonte de energia elétrica adequada próxima ao local de instalação e garantir espaço suficiente para a unidade interna e externa, além de acesso para a passagem de tubulações.
O tempo de instalação pode variar dependendo do tipo e modelo do ar condicionado, bem como das condições do local de instalação. Em geral, a instalação pode levar de algumas horas a um dia inteiro.
Após a instalação, é importante realizar a manutenção regular do aparelho, como limpeza dos filtros, verificação do nível de refrigerante e inspeção periódica por um técnico qualificado.
Sim, é possível instalar um ar condicionado em praticamente qualquer ambiente, desde que haja espaço suficiente para a unidade interna e externa, acesso para a passagem de tubulações e uma fonte de energia elétrica adequada.
A unidade interna deve ser instalada em um local onde o ar refrigerado possa circular livremente pelo ambiente. Já a unidade externa deve ser instalada em um local bem ventilado e protegido contra intempéries, como sol e chuva.