À medida que o ar condicionado evoluiu para um aparelho altamente necessário em nossas casas, ele ganhou ainda mais importância em ambientes comerciais, empresariais e de escritório. Não apenas pelo conforto, mas também pela circulação de ar em áreas com grande número de pessoas, o ar condicionado tornou-se indispensável. Porém, é sempre crucial manter os filtros de ar do seu dispositivo limpos.
Além de resfriar o ar, o ar condicionado também ajuda na circulação e filtra o ar que respiramos. Em contraste com o split, os equipamentos em edifícios com grandes espaços abertos possuem dutos. Todo o ar que passa por esses dutos refrigera o ar nessas áreas.
Mas por que limpar os dutos do ar condicionado?
É fundamental observar que, como o ar condicionado filtra o ar em um ambiente refrigerado, todas as impurezas, bactérias e ácaros presentes na área acabam se acumulando nos filtros.
Com o passar do tempo, a sujeira cheia de poeira acabará por começar a circular com o ar em seu ambiente de trabalho, expondo-nos às bactérias ali presentes. Com esse ar na região, pessoas com alergias e problemas respiratórios podem sofrer ainda mais.
Junto com problemas respiratórios e doenças ambientais que esse ar pode espalhar, você notará um declínio no desempenho do dispositivo. Será perceptível o quão difícil será para o aparelho resfriar a área, pois as peças ficarão comprometidas, além do fato de que ele precisará de mais potência e consumirá mais energia como resultado.
Sinais que apontam sujeira nos dutos
-
Pingos de água
Se perceber pinga-pinga em seu ar condicionado, é aconselhável chamar um técnico para identificar rapidamente o problema. Isso nunca é normal, por isso é melhor ficar alerta e buscar a manutenção o quanto antes para preservar a vida útil do aparelho.
-
dificuldade de ventilação
Uma dificuldade com a ventilação do equipamento é outra grande bandeira vermelha de que algo está errado. Se você perceber que o ar-condicionado está demorando mais para resfriar o ambiente ou gelando menos, pode ser um sinal de que a sujeira está impedindo a circulação do ar nos dutos. Um melhor fluxo de ar pode ser bloqueado pelo acúmulo de sujeira nos dutos do aparelho.
-
Consumo de energia
Outro sinal de problemas é o consumo de energia do aparelho devido à dificuldade de ventilação. Simplesmente por estar com problemas para resfriar o ar, o ar condicionado acaba precisando de mais potência do que o normal, o que aumentará seu consumo de energia.
-
Problemas respiratórios
O ar que circula no ambiente acaba sendo prejudicial à saúde devido ao acúmulo de bactérias, sujeiras e microorganismos que ficam armazenados nos dutos do aparelho. Pessoas com problemas respiratórios, incluindo asma, bronquite, sinusite e rinite, são as primeiras a notar uma diferença no ar e acabam alertando outras pessoas para um problema na área.
É sempre aconselhável que procure a assistência técnica e os serviços de profissionais especializados neste tipo de trabalho para fazer a manutenção e limpeza. É de extrema importância realizar essa manutenção de forma adequada para que não comprometa ainda mais a vida útil do aparelho.
Você tem a opção de contratar os serviços da Ampher, empresa com profissionais especializados na manutenção, instalação e limpeza do seu ar condicionado, para maior segurança. Toda a qualidade, garantia e suporte técnico que você pode precisar para seus equipamentos são fornecidos pela Ampher.
Legislação vigente
Os requisitos para elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para ambientes climatizados com capacidade acima de 5 TR (15.000 kcal/h = 60.000 BTU/H) estão estabelecidos naPortaria Nº 3.523, de 28 de agosto de 1998.
Portanto, como os dutos de ar são um componente dos sistemas de climatização, eles devem ser limpos regularmente para manter a alta qualidade do ar climatizado.
Esta frequência de limpeza é estabelecida pelo técnico responsável. No entanto, existem leis locais que regem a limpeza anual dos dutos.
A nova lei nº 13.589 de 04 de janeiro de 2018, que fortalece a instalação de PMOC em prédios públicos e coletivos, bem como a adoção de normas da ABNT para garantir a boa qualidade do ar interno, também estabelece a obrigatoriedade.