Uma falha na instalação elétrica pode causar muitos aborrecimentos e até problemas mais sérios, como um incêndio de grande porte.
A manutenção das instalações elétricas da sua empresa está em dia?
Saiba qual é o momento certo de realizar uma manutenção no quadro de energia de uma edificação.
Por que a manutenção no quadro de energia é importante?
A manutenção no quadro de energia é um assunto de suma importância para o procedimento preventivo de uma empresa, condomínio ou qualquer edificação.
A falta desse cuidado pode trazer aborrecimentos, como a queda de energia, prejuízos financeiros ou mesmo prejuízos à vida.
Sendo assim, é preciso estar atento para que a manutenção no quadro de energia esteja sempre em dia, respeitando as datas de revisões, seguindo também todas as regras necessárias para o perfeito funcionamento de toda a rede elétrica.
Quais são os tipos de manutenção no quadro de energia?
A manutenção mais conhecida é chamada manutenção corretiva, a que ocorre para o conserto de uma falha que já está acontecendo, seja ela simples de resolver ou mais complexa.
O eletricista realiza a manutenção corretiva, e depois de diagnosticar o problema, ele intervém, fazendo os reparos e trocas necessárias.
Já a manutenção preventiva é a mais indicada e a mais responsável, feita de tempo em tempo, sem que haja qualquer falha visível. É com essa manutenção que o eletricista pode identificar um possível problema futuro e evitá-lo. Isso faz com que prováveis incidentes deixem de ocorrer.
É indicado que a manutenção preventiva seja realizada anualmente, mas em alguns casos, dependendo da edificação, é recomendado um prazo de seis em seis meses.
Essa determinação depende da complexidade e das condições das instalações onde está o quadro de energia. A falta dessa manutenção traz muitos riscos ao patrimônio e à segurança das pessoas que por ali transitam.
Quem pode realizar a manutenção no quadro de energia?
É prudente a contratação de uma empresa especializada e consolidada no mercado para fazer todo o processo, projeto, fornecimento, instalação e manutenção.
Em qualquer que seja a instalação elétrica, é preciso haver um projeto elaborado de manutenção no quadro de energia.
Cada instalação traz a necessidade de um técnico diferente. Por exemplo, o profissional que atende uma residência dificilmente será o mesmo que pode atender a uma indústria.
Depende do projeto e do cálculo de uso de carga, do tamanho do painel de energia elétrica e dos padrões de cada local.
Certifique-se de contratar uma empresa certificada pelo CREA, pois assim estará atendido por profissionais qualificados para prestar um serviço seguro e de confiança.