O ar condicionado tem se tornado uma necessidade cada vez mais comum nos lares brasileiros, com os verões de temperaturas gradativamente mais altas dos últimos anos. É uma solução muito eficaz para refrescar ambientes, sejam casas ou empresas.
A climatização com ar condicionado é quase unânime em ambientes profissionais, o que faz todo o sentido, já que é comprovado cientificamente que um funcionário tem muito melhor desempenho e rendimento quando trabalha em situação de conforto, em uma temperatura ambiente agradável.
Mas então, o que escolher para equipar o seu lar ou a sua empresa? Descubra quais são as principais diferenças entre ar condicionado split e inverter.
Recursos mais avançados
A linha Inverter de ar condicionado tem trazido melhorias e inovações para o consumidor, sendo mais econômica e eficaz no fim da equação.
Essa linha é uma versão aperfeiçoada do modelo split tradicional, que inverte a frequência de controle da compressão sem desligar o aparelho completamente em hora alguma.
Com esse recurso, não acontecem picos de temperatura e voltagem, e o ambiente fica sempre agradável, com temperatura amena.
Com a diminuição de calor em um ambiente, o ar condicionado tem a velocidade do trabalho do compressor diminuída, o que provoca menor esforço, apenas o necessário para que a temperatura se mantenha.
Vantagens e diferenças do ar condicionado Inverter
Velocidade
A vantagem mais observada no ar condicionado inverter é a rapidez com que a temperatura se modifica no ambiente, muito mais rápido do que nos modelos tradicionais.
Essa temperatura é também mantida de forma constante, sem picos e oscilações.
O ar condicionado split convencional leva um tempo maior para alcançar a temperatura e possui oscilação frequente de dois graus.
Economia
Como o ar condicionado inverter mantém a temperatura constante, sem oscilações, o motor trabalha menos no controle dessa alteração, o que gera naturalmente menos gasto de energia.
O inverter funciona com o compressor em rotação baixa, apenas mantendo a temperatura constante.
A placa do aparelho também nunca é desligada completamente, e por isso também se gasta menos energia de partida, gerando economia também no momento de começar a funcionar, já que não é necessária uma demanda alta de energia elétrica na hora de ligar o aparelho.
Ruído
O ar condicionado split tradicional já tem um ruído baixo em comparação a outros modelos de ar condicionado, mas no Inverter esse ruído é quase inexistente.
Como o compressor está em constante funcionamento, e sempre em baixa rotação para apenas manter a temperatura, não existe o som de ligar e desligar do aparelho.
A rotação baixa causa pouco ruído, o que proporciona um ambiente bem mais silencioso de forma geral.
Sustentabilidade
O ar condicionado inverter é mais ecológico, já que ele pode utilizar o gás R-410A, que não danifica a camada de ozônio.
Sendo assim, é possível afirmar que é o modelo disponível no mercado que menos agride o meio ambiente.
Durabilidade
Como o aparelho não sofre o desgaste natural pelo ligar e desligar do motor, a linha de ar condicionado inverter possui maior durabilidade que os modelos tradicionais.
Além disso gerar economia e praticidade, também gera menos resíduos de manutenção e descarte de aparelhos.
Agora que você conhece as diferenças e vantagens do ar condicionado inverter, pode tomar a sua decisão entre eles com tranquilidade!
Leia também: Como climatizar um ambiente?