Um ambiente aconchegante, confortável e bem climatizado é tudo que desejamos, certo? Seja em espaço comercial ou residencial, o ar condicionado vem se tornando um item cada vez mais popular em um país tropical com altas temperaturas como o Brasil.
Mas e quando o que era para ser um ambiente agradável se transforma em um mau cheiroso?
Odores no ar condicionado são uma realidade não incomum e quando chegam, muitas pessoas não sabem exatamente de onde vem nem como resolver.
Para passar com tranquilidade e resolver facilmente esse contratempo, siga a leitura!
O que pode causar mau cheiro no ar condicionado?
Pode-se dizer que o principal vilão do mau cheiro no ar condicionado é o filtro.
Como ele é o responsável pela filtragem de todos os tipos de partículas, retêm resíduos e acaba por mantê-los em sua tela, o que, a longo prazo, pode causar odores indesejados.
Geralmente, o mau cheiro vem de fungos e microorganismos e pode ser facilmente resolvido com uma limpeza do filtro e seus componentes.
As razões mais comuns para mau cheiro no ar condicionado são:
- fungos ou mofo no ambiente;
- problemas na mangueira de dreno e bandeja de drenagem;
- filtro danificado, precisando ser substituído;
- longos períodos sem higienização correta do aparelho;
- entre outros.
O mau cheiro é indicativo de risco à saúde?
Quando o mau cheiro invade o ambiente, é sinal de alerta.
Odores são causados por acúmulos de fungos e microorganismos e, dependendo da quantidade e de quais deles estão em abundância, pode sim representar um risco à saúde respiratória de quem ocupa o espaço.
Por essa razão, é extremamente importante manter a limpeza e manutenção do aparelho sempre em dia, sempre frequente, evitando quaisquer riscos como rinite alérgica, irritação dos olhos, ressecamento e outros.
Como resolver o mau cheiro de uma vez por todas?
Há três maneiras principais de acabar de vez com o mau cheiro de um ar condicionado:
Bons hábitos de limpeza e manutenção frequentes
A higienização completa do aparelho e seus componentes é recomendada a cada seis meses, pelo menos. Se durante esse período o odor aparecer, manutenções esporádicas também são recomendadas.
Reinstalação
Para aparelhos que foram instalados recentemente e são novos, em caso de odores é recomendada a reinstalação do mesmo, pois algum componente pode estar inferindo no seu bom funcionamento.
Checagem externa
O dreno do seu aparelho pode estar posicionado externamente, o que acaba por permitir um maior risco de odores, já que o dreno é responsável pela troca de temperaturas, levando e trazendo partículas por sua mangueira.
Após todas as verificações, se o ar condicionado ainda apresenta algum odor estranho, é fundamental chamar ajuda especializada para identificar a razão e sanar o problema.
O ar condicionado é uma das invenções mais importantes na climatização de espaços, promovendo conforto e bem estar. Para que ele exerça sua função de forma segura e efetiva, sem riscos à saúde, mantenha sua limpeza e manutenção sempre em dia!