Você sabe o que é Resistividade do Solo? Como sua medição é feita e qual a sua implicação no aterramento das residências?
Hoje em nosso BLOG vamos falar sobre os principais conceitos da resistividade do solo. Fique atento!
O que é?
A resistividade do solo é uma medida de quanto o solo resiste ao fluxo de eletricidade. É um fator importante do sistema que depende da passagem de corrente pela superfície terrestre. Leva em consideração alguns fatores como variação da composição do solo e o teor de umidade. A resistividade do solo é necessária para planejar o sistema de aterramento em subestações elétricas, por exemplo.
Em um solo homogêneo, a corrente se dissipa de forma igual, mas na realidade, a composição do solo é cheia de materiais que possuem valores de resistividade diferentes e através desses valores, obtemos as propriedades do material.
Fatores que influenciam
A resistividade do solo está sujeita a vários fatores, como a composição do solo, temperatura, umidade e outros. Normalmente, o solo não é homogêneo, e por isso, sua resistividade vai variar com a profundidade. Para projetar um sistema de aterramento é bom que o solo tenha baixa resistividade.
Os valores de resistividade do solo podem sofrer grandes variações. Os principais fatores são:
- Fração granulométrica;
- Teor de umidade;
- Variação composicional;
- Grau de compactação.
Geralmente, o solo é formado por diversas camadas, cada uma possui uma espessura e um valor específico de resistividade. Ou seja, o resultado encontrado, vai definir qual a espessura do solo e o valor de resistividade do mesmo.
Como funciona o teste?
É muito importante que contrate uma empresa especializada para que possa ser feito de acordo com as normas exigidas. Esse teste de resistividade do solo é realizado através de um instrumento utilizado para medir, o eletrorresitivimetro.
De acordo com as profundidades, espaçamento dos eletrodos e método escolhido, esse equipamento irá medir a resistividade do solo. No final, os dados serão compilados e vão indicar a variação da resistividade do local.
Esse teste é o fator mais importante no projeto de aterramento elétrico. Por isso, deve ser realizado o mais próximo possível do sistema de aterramento e sempre levar em consideração os itens que podem causar erros na leitura. Ele é de extrema importância para um bom dimensionamento de terras. É uma forma de prevenir situações em que se efetua redes de terras considerando boas resistividades. Através desse estudo pode-se fazer melhorias do valor dessa resistência.
Agora que você já entendeu a importância do teste de resistividade do solo, entre em contato com a AMPHER através do site www.ampher.com.br e fale com um dos nossos especialistas!