O SPDA é o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Ele é usado para proteger pessoas e equipamentos contra os danos causados pelos raios. O SPDA é composto por um conjunto de componentes, que trabalham juntos para absorver a energia do raio e dissipá-la sem causar danos.
Investir em SPDA tem como objetivo proteger equipamentos e pessoas contra efeitos das descargas atmosféricas. Apesar de ter a função de proteger pessoas e edificações, é crucial frisar que esse sistema não evita as descargas atmosféricas. Ele visa atrair e dispersar as descargas recebidas no solo. Isso evitará explosões, incêndios e problemas graves.
Continue lendo este artigo e entenda um pouco mais sobre o assunto!
O que é SPDA?
O SPDA tem como função proteger edifícios, prédios, tubulações, tanques e pessoas contra descargas atmosféricas. Ele evita/reduz os danos em pessoas e construções causados por tais descargas.
O fato de uma edificação utilizar SPDA não impede descargas atmosféricas no local, pois são fenômenos naturais, impossíveis de se anular, Mas através do SPDA podemos reduzir seus efeitos em construções, instalações e proteger as pessoas abrigadas.
Leia também: Tudo que precisa saber sobre SPDA
Ausência de para-raios pode causar mortes
A descarga elétrica atmosférica pode causar graves acidentes ou , até mesmo, a morte no caso de não ter um sistema de para-raios. Isso pode gerar diversos transtornos e prejuízos financeiros.
A grande maioria dos raios ocorre antes ou no final da chuva. O recomendado é se abrigar em algum lugar fechado, mas que tenha para-raios. Lembrando que o fato de ter um abrigo coberto, não garante a prevenção a acidentes na queda de raios.
Devido uma baixa complexidade do projeto de SPDA, a proteção pode ser garantia por anos, por isso, o grande número e propriedades com essa proteção instalada.
Outro benefício é evitar burocracia e a perda de tempo com uso de energia após a queima de algum equipamento.
Em quais casos o SPDA é obrigatório?
Agora que já entendeu um pouco mais sobre o sistema de SPDA, vamos ver o que diz a Norma Regulamentadora 10. Todo estabelecimento com potência instalada superior 75KW precisa ter o sistema.
O SPDA também é exigido pelo Corpo de Bombeiros, em prédios com altura superior a 30m e instalações comerciais/industriais com área construída maior que 1500m².
Áreas como depósitos de materiais inflamáveis e explosivos, por exemplo, também precisam ter o SPDA.
Além desses casos, o Corpo de Bombeiros também pode definir obrigatoriedade para outras situações que apresentem periculosidade.
Se sua empresa se enquadra nessas exigências, garanta já o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas!
Leia também: Quando a instalação de um SPDA é obrigatória?