Cinco formas simples de prevenir acidentes elétricos

Formas simples de prevenir acidentes elétricos

 

Que acidentes acontecem todo mundo sabe, é uma máxima da vida – mas e se pudéssemos diminuir ao máximo o risco e tornar um ambiente muito menos propício a acidentes, ainda mais aqueles que envolvem energia elétrica?

Bom, é uma prática possível e altamente recomendável!

Descubra abaixo formas simples de prevenir acidentes elétricos.

1. Não sobrecarregue tomadas

Ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada pode causar uma concentração de energia que pode acabar se desdobrando em uma sobrecarga e, consequentemente, risco de choques e acidentes elétricos.

Jamais conecte benjamins a outros benjamins. Essa é uma prática arriscada, que inclusive pode causar curtos-circuitos, um dos maiores responsáveis por iniciar incêndios.

2. Tome muito cuidado com a junção energia + água

É sabido que a receita para um desastre é unir energia elétrica e água, então esteja sempre atento a nunca deixar aparelhos elétricos próximos de umidade como pias, banheiras, tanques e tome extremo cuidado com o chuveiro.

Para trocar a temperatura do chuveiro, faça isso com ele desligado e, preferencialmente, com o corpo ainda seco.

3. Jamais mantenha fios desencapados

Fios desencapados podem causar acidentes de vários tipos, desde choques até curto-circuitos que evoluem para incêndio. Dessa forma, jamais mantenha qualquer fio que não possua o revestimento adequado em casa.

A recomendação é que não tente encapá-lo com materiais isolantes e sim faça a troca do fio por completo. Dessa forma, o risco é bastante minimizado.

4. Não tente resolver problemas elétricos por conta própria

A internet é cheia de tutoriais e manuais de passo-a-passo que facilitam a vida das pessoas em muitas áreas, mas falando de problemas elétricos em especial, tentar resolver um problema por si pode custar muito caro.

Você coloca a própria vida em risco, já que um erro pode causar muito prejuízo à saúde e, em casos mais graves, ser até letal. Jamais mexa em circuitos elétricos por conta própria, contrate um profissional e tenha a garantia de um serviço correto e seguro.

5. Fique de olho nas crianças

Se você é pai ou tem crianças em casa, o cuidado precisa ser redobrado. Crianças, especialmente as menores, têm curiosidade sobre todas as coisas do mundo e muitas vezes a tomada pode causar certo fascínio.

Desde o contato com as mãos, que muitas vezes podem não estar secas, até introdução de objetos metálicos, como um garfo por exemplo, podem causar grandes e perigosos acidentes.

Use protetores de tomada em todas as tomadas ao alcance dos pequenos e sempre esteja atento à movimentação de crianças próximo a pontos de energia.

Conclusão

Seguindo essas dicas simples, é possível reduzir o risco de acidentes e minimizar as chances de choques, curto-circuitos e outras anomalias da rede elétrica.

Se certifique de nunca negligenciar questões que envolvem eletricidade, já que pode causar não apenas prejuízos materiais, mas também afetar diretamente a saúde das pessoas.

Use materiais de qualidade, sempre peça orientação de profissionais sobre o que fazer em caso de risco e contrate especialistas no assunto para resolver seus problemas.

Dessa forma, você promove segurança, responsabilidade e bem estar consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *