Eletricidade é assunto sério. Na hora de construir ou reformar, é indispensável analisar minuciosamente todos os componentes e possibilidades das ligações elétricas, visando maior segurança, durabilidade e procurando evitar ao máximo qualquer risco de acidentes.
Para garantir a maior proteção no uso da rede elétrica e evitar quedas de luz, curto-circuitos, queima de aparelhos elétricos e eletrônicos, uma das melhores opções é o aterramento elétrico. Não sabe o que é ou para que serve? Fica tranquilo, a gente explica.
O que é aterramento elétrico?
O nome mesmo já dá um norte: aterramento. Aterrar componentes da rede elétrica nada mais é que conectar um dos fios dos cabos de ligação diretamente à terra.
Isso permite uma “rota de fuga” em caso de descarga elétrica ou fuga de energia.
É como um “estabilizador” caso algo saia do seu funcionamento normal.
Para que serve o aterramento elétrico?
Basicamente ele serve para a proteção de todos os componentes elétricos de uma casa, prédio ou estabelecimento comercial.
A função do circuito elétrico é transportar eletricidade a diversos pontos de um mesmo local, certo?
Se a instalação elétrica não é feita corretamente, o isolamento é prejudicado ou os fios e cabos estão deteriorados dificultando a passagem normal da rede elétrica, há risco de acúmulo de energia, o que pode resultar em sobrecarga elétrica.
Caso isso aconteça, sem um aterramento elétrico as chances de choques e comprometimento de equipamentos, bem como de curto-circuitos é gigante.
Esse cabo de ligação, conhecido popularmente como fio terra, impede a energia de se acumular, transmitindo o excesso direto ao chão e, como sabemos, a terra não é boa condutora elétrica, ou seja, a energia acaba por se dissipar.
O uso desse fio é obrigatório por lei desde 2006, mas não são todas as construções que tomam essa medida, principalmente construções residenciais, que acabam por não dar a verdadeira importância ao aterramento elétrico.
Qual a importância de fazer o aterramento elétrico?
O aterramento elétrico é de suma importância por uma gama de razões, entre as quais:
Proteção às pessoas, animais de estimação e profissionais da rede elétrica: o aterramento evita choques de todos os tipos, tanto ao conectar algum dispositivo na tomada quanto contato com qualquer superfície já conectada à rede elétrica.
Proteção e bom funcionamento de equipamentos elétricos: em casos de sobrecargas e picos de energia, o aterramento elétrico evita a queima e perda de equipamentos elétricos e eletrônicos.
Auxiliar no funcionamento correto de outros dispositivos de segurança: o aterramento é uma ajuda extra na condução de correntes que passam pelos fusíveis e disjuntores.
Sabe aquela conexão de três pinos das tomadas elétricas que por muito tempo foi motivo de polêmica no Brasil? O terceiro pino é o fio terra, ou seja, uma proteção extra em caso de instabilidade elétrica para os seus equipamentos.
Para sua proteção e segurança, é essencial exigir da construtora o aterramento elétrico da sua residência, seja casa ou apartamento. Assim, o risco de acidentes é diminuído vertiginosamente e é possível usar a rede elétrica com tranquilidade e responsabilidade.