A manutenção é um procedimento crucial para o bom funcionamento de um quadro de energia. Além de detectar quaisquer problemas antecipadamente e corrigi-los, é fundamental para evitar mais danos. Se estamos falando de energia elétrica, a segurança deve vir em primeiro lugar.
Mas, o que é quadro de energia?
Para ter uma noção do que ele é, devemos primeiro compreender o caminho que a energia elétrica percorre.
A eletricidade passa pelo quadro de medição através do poste, continua até o quadro de energia. A energia medida é distribuída para todos os pontos do local e utilizada para alimentar diversos eletrodomésticos.
Tipos de manutenção: Corretiva X Preventiva
Preventiva: A manutenção regular é realizada para ajudar a encontrar problemas no sistema e corrigi-los mais rapidamente. Não é necessário que exista um problema para realizar a manutenção preventiva; no entanto, uma vez identificado um problema, ele pode ser usado para identificar e corrigir possíveis danos ou falhas futuras antes mesmo de serem um problema.
Corretiva: Para evitar que um problema elétrico se agrave, é necessário fazer uma manutenção corretiva nele. No entanto, neste caso, o especialista precisará determinar o que precipitou o problema para evitar reincidência.
Quem pode fazer uma manutenção de quadro de energia?
Para fornecer os melhores resultados, a manutenção deve ser realizada apenas por especialistas treinados. O especialista ou empresa contratada determinará qual tipo de conexão é necessária para atender aos requisitos individuais, domésticos ou comerciais. Isso permitirá que você tenha segurança e confiança no serviço realizado.
Por que devemos fazer manutenção no quadro de energia?
É fundamental ficar de olho na infraestrutura elétrica, principalmente no quadro de energia. Qualquer problema com o sistema pode causar desde falta de eletricidade no local até acidentes potencialmente fatais.
Ter seu quadro de energia com manutenção devida garantirá que ela funcione sem problemas e distribua uniformemente a energia sem sobrecarregar ou danificar seu sistema. Na ausência de manutenção regular, vários problemas podem se desenvolver ao longo do tempo. A manutenção preventiva elimina possíveis problemas em seu sistema de distribuição de energia.
No Brasil, existe legislação que trata da segurança elétrica em instalações e serviços, e a NBR 5410, que regulamenta os sistemas elétricos de baixa tensão. As precauções tomadas durante a instalação e manutenção desses sistemas são, portanto, cruciais.
Quanto tempo é necessário para a manutenção?
Não há previsão de quando essa manutenção precisa ser realizada. A recomendação geral é que a manutenção preventiva seja realizada pelo menos uma vez por ano, porém há casos específicos em que isso deve ser feito semestralmente. Os equipamentos e sistemas existentes devem servir de guia para a manutenção, entendendo-se que quanto maior a idade da instalação, maiores serão os cuidados durante o processo de manutenção.
Cada tipo de instalação exige um cronograma de manutenção exclusivo, com a frequência de verificações diminuindo com o aumento da complexidade do sistema e da variedade de equipamentos. A manutenção preventiva dessas redes deve ser realizada sempre que possível, e os testes para detecção de falhas devem ser feitos sempre com a alimentação interrompida.
Os benefícios de manter a rede de energia em boas condições de funcionamento
A manutenção do quadro de energia é crucial para o bom funcionamento das instalações. A manutenção preventiva tem o potencial de produzir resultados positivos, tais como:
- Melhorar o desempenho da rede, tornando-a mais segura e eficaz;
- Diminuição do risco de fatalidades, indicando um conjunto de materiais em boas condições e dentro da sua vida útil;
- Reduzir o custo da energia elétrica, tornando-a mais acessível;
- Prevenir perigos potenciais e minimizar perdas no futuro.