O Quadro Geral de Distribuição é uma das partes mais cruciais de uma instalação elétrica. A sua função é “captar” a energia fornecida desde o ponto de entrada, depois distribuí-la por todas as partes do imóvel, depois de passar pelo dispositivo de proteção aí instalado.
Segundo levantamentos, instalação elétrica inadequada é uma das maiores causas de incêndios no Brasil. Além dos riscos relacionados às perdas patrimoniais, está relacionada à segurança individual. Uma delas é a existência de quadros de distribuição desprotegidos do contato direto (com partes vivas expostas).
Uma pergunta frequente diz respeito à altura em que as redes de distribuição devem ser instaladas. Embora a norma brasileira para instalações elétricas de baixa tensão não especifique valores, é comum encontrar quadros instalados entre 1,5 e 1,60 metros do piso acabado, pois essa altura facilita o acesso e qualquer manutenção necessária.
O que é um quadro de distribuição?
Um quadro de distribuição é um dispositivo elétrico utilizado para receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribuí-la para um ou mais circuitos. Projetado para abrigar um ou mais dispositivos de proteção e/ou manuseio manual e conectar os condutores elétricos que estão conectados a eles para distribuir energia elétrica aos diversos circuitos.
O quadro de distribuição, também conhecido como quadro de luz ou quadro disjuntor, é um dos componentes mais importantes de qualquer instalação elétrica. Ele é o dispositivo que concentra toda a saída elétrica do relógio (ou seja, todo o fluxo elétrico) e a distribui para os ambientes. Além disso, ele é responsável pela proteção e gerenciamento de disjuntores e DRs.
Importância do quadro distribuição
Nas instalações elétricas, o quadro de distribuição é o componente responsável por alojar um ou mais dispositivos de proteção e a conexão condutores eléctricos ligados a estes componentes de forma a distribuir energia aos diversos circuitos do edifício.
Todos os cabos são reconectados e divididos para cada parte do imóvel. Fios para tomadas, eletrônicos, lâmpadas, etc. É nele que também se dividem as cargas elétricas, ou seja, é aqui que se determina o peso que cada cabo elétrico pode suportar sem pôr em causa a segurança da instalação.
Como escolher um quadro de distribuição que seja seguro?
Como os quadros de distribuição não podem ser facilmente substituídos por envolverem serviços de alvenaria, é fundamental estar atento a alguns detalhes na hora da compra, como:
- ser feito de materiais que não propagam chamas;
- ter um grande espaço interno para permitir passar os cabos facilmente. Lembre-se de que, à medida que o número de postos aumenta, também aumenta o número de cabos e a quantidade de espaço necessária;
- Dê preferência aos quadros de distribuição com trilhos metálicos DIN, que garantem a fixação segura dos dispositivos;
- Utilizar barramento terra/neutro, pois são fundamentais para montagem organizada e correta.